Precifique com estratégia: transforme seu conhecimento contábil em lucro justo!
Publicado em 07 de agosto de 2025
Brasil | Jornal ContábilDefinir os honorários contábeis ainda é um desafio para muitos profissionais liberais e escritórios de contabilidade. Isso porque precificar corretamente exige equilíbrio entre o valor do serviço, a realidade do cliente e a sustentabilidade do negócio.
Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe do Jornal Contábil retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre honorários contábeis e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!
O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:
1. O que são honorários contábeis?
Segundo o Blog da é-Simples Auditoria: “Os honorários contábeis são o dinheiro que os contadores ganham por ajudar as pessoas ou empresas com suas contas e finanças.
É como um pagamento pelo trabalho que fazem para organizar e manter em dia as informações financeiras dos clientes.
Por exemplo, quando um contador ajuda uma empresa a preparar seus impostos ou a manter seus registros financeiros em ordem, ele recebe honorários por esse serviço.
É uma espécie de pagamento pelos conhecimentos e habilidades que os contadores usam para ajudar os outros com suas questões financeiras.”
2. Como cobrar honorários contábeis??
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”Para cobrar honorários contábeis, você precisa primeiro criar uma tabela de preços.
Isso envolve somar o tempo que você e sua equipe gastam em um projeto, os custos dos materiais que utilizam e outros custos gerais da empresa, como aluguel do escritório.
Depois, você adiciona uma margem de lucro para garantir que sua empresa seja sustentável.
Assim, essa tabela de preços será usada para calcular quanto você cobra pelos seus serviços contábeis.”
3. Aprenda a montar sua tabela de honorários contábeis
De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “Para definir os preços dos seus serviços contábeis, você precisa considerar o tempo, os custos da equipe, os gastos totais, a concorrência e a margem de lucro.
Aliás, se você é um contador que acabou de abrir sua própria empresa e está enfrentando dificuldades financeiras, pode ser hora de revisar seus preços para garantir que sejam justos e sustentáveis.
Ter preços adequados é crucial para manter o negócio funcionando e garantir que os clientes possam pagar.”